Páginas

domingo, 11 de março de 2012

Fla x Flu, 100 anos do mais charmoso.



Domingo, dia de futebol, dia de clássico. E não é qualquer clássico, é o mais charmoso do Brasil, que completa 100 anos de história. 
Rivalidade nascida quando nove jogadores do Fluminense, todos titulares absolutos, saíram e formaram uma nova equipe no Flamengo. E em 7 de julho de 1912 foi realizada a primeira partida, onde o Fla era o favorito disparado, já que era a base do Fluminense que foi campeão invicto em 1911, e tinha feito mais de 30 gols em 4 partidas do estadual daquele ano. 
Aí, meus amigos, esses ingredientes transformam um simples jogo naquelas partidas antológicas, transformam pessoas e dão início a grandes histórias. 
Uma vitória improvável  do Fluminense sobre o Flamengo por 3x2, onde coube a Edward Calvert (Flu) marcar o primeiro gol dessa partida e cravar seu nome na história desse dois clubes.



Fla x Flu não é um simples jogo, envolve rivalidade, paixão, ansiedade, angústia, alegria, tristeza... é inexplicável, inenarrável o que é um Fla x Flu. Você sente e vive, joga junto, arrepia ao ver o duelo das torcidas, vibra com uma finta, enlouquece com o gol... 
Como é bom vestir a camisa do seu time, e ir ao estádio num domingo de sol. Você se prepara como se fosse jogar, entrar em campo... mas quem disse você que não joga? Joga sim, corre, chuta, pula, grita, reclama do árbitro, manda o lateral fechar no primeiro pau, escala, faz substituição... Para você, você está lá dentro de campo e é o capitão. E quando é um Fla x Flu tudo se triplica, é um ai Jesus... 

Um clássico apaixonante, de todos os ilustres  desconhecidos  que ficam, ou ficaram,  lado a lado com: Chico Buarque, Mário Lago, Bernard, Nelson Rodrigues, Evandro Mesquita, Pedro Bial, Jô Soares, Fernanda Montenegro, Paulo Ricardo, Getúlio Vargas, Cartola, entre outros no Flu. E Toni Garrido, Hebert Vianna, Sandra de Sá, Humberto Martins, Bernardinho, Léo Batista, Armando Nogueira, Xuxa, Mário Filho, Juscelino Kubtischek, Dias Gomes, representando o Flamengo. 

Qual foi o Fla x Flu inesquecível deles? Eu vou contar não o meu inesquecível, mas o último que fui.  Foi no ano de 1994, lá se vão 18 anos, era a estréia do Romário pelo Flamengo o Brasil, tinha acabado de ser campeão mundial, depois de 20 anos, e o Baixinho era o cara, não podia perder essa. Fomos eu, meu primo (vascaíno) e mais 2 amigos (um Fla e outro Flu), quatro malucos de Petrópolis-RJ, sem ingressos, indo pro Maraca (que saudades) e não tinha ingresso pra arquibancada, nem geral (sou da época que existia geral). Só cadeiras e um mar de gente pra comprar, juntamos a grana e colocamos na mão do tricolor e falamos: - Vai lá meu filho, estamos com você. Na época ele ainda jogava pelo Flu, e se eu não estiver errado, um tricolor fanático o reconheceu e ajudou a entrar na fila. De repente... cadê o cara? Como um cara de 1.90m some? Era literalmente um mar de gente. Quando o Flamenguista vê e fala: - Olha ele lá! Estava sendo carregado pelos outros torcedores para fora das filas, como num show de rock, com os ingressos da mão. Lógico, fiz besteira na catraca e me mandaram pular. 
Finalmente entramos, quase na hora do jogo, e não cabia mais ninguém. Quando você entra no estádio nesse clima você fica paralisado com o que vê, é de arrepiar, estou arrepiado só de lembrar, é emocionante um espetáculo a parte, que só existe num Fla x Flu. As torcidas, bandeiras, músicas e você ali com seu amigo flamenguista, tricolor e um vascaíno de penetra é algo único, vibrava com cada ataque, cada defesa, até quando Romário pegava na bola, não perdia um detalhe. Posso dizer um dos melhores dias da minha vida, perdendo de lavada para o dia que conheci a minha esposa. Sobre o jogo, foi um jogão, só esqueceram de fazer gol. Como diz o Parreira: - Gol é um detalhe.


Juntos, eles têm nove Brasileiros, três Copas do Brasil e 62 Cariocas (dos 105 anos de Cariocas). Em confrontos diretos o Fla tem a vantagem 107x98, em decisões vence o Flu 8x3. O maior público foi o de mais de 194 mil pessoas, 0x0 em 1963. Se ficar escrevendo sobre esses dois só termino de escrever no próximo ano. Mas tenho que destacar os craques que passaram por Flu e Fla: Telê, Gerson, Castilho, Rivelino, Romário, Zico, Junior, Zizinho, Domingos da Guia e muitos outros. Jogos e times inesquecíveis, como o Fla x Flu de 84, talvez ali que eu tenha resolvido ser tricolor, o jogo que Zico marcou 3 gols, final do estadual de 95, a máquina tricolor da década de 70, Flamengo de Zico na década de 80. Tanta coisa para ser lembrada, mas fica pra próxima. 


Como? O jogo de hoje? Ah sim, longe do glamour dos Fla x Flus do passado, que será jogado no apenas bonito estádio do Engenhão, com um publico de uns 10 mil. Estou exagerando? Acho que não, o Fluminense vai entrar com um time misto, visando poupar seus jogadores para o jogo contra o "poderoso" Zamora da Venezuela. O Flamengo cheio de desfalques, zagueiros e volantes, Ronaldinho sendo muito questionado e o time sendo carregado pelo Love. O que posso falar além de "Espero que seja um jogo agradável"?. 

Esperar pra ver,

Abraços amigos e até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário