Páginas

sábado, 7 de abril de 2012

Nervosismo ou persistência exacerbada?


O fato de o handebol brasileiro não ter conquistado sua vaga para a Olimpíada em Londres por não ter vencido o Pan-americano não nos põe abaixo de toda a América, muito menos nos desqualifica para disputar o Pré-Olímpico com chances de obtermos a tão sonhada vaga. Afinal de contas estamos com um técnico europeu, este que vem fazendo um trabalho importantíssimo e perceptível para o nosso handebol.

Chegamos ao nosso limite de variações defensivas, ataques ousados e até mesmo no famoso “feijão com arroz” que quase sempre funciona em qualquer partida. Na atuação de ontem pelo Pré-Olímpico iniciamos o jogo muito bem, jogando de igual pra igual com os suecos. Confesso que empolga e nos enche de esperança. Mas no decorrer da partida começam os erros: conclusões displicentes, méritos dos goleiros adversários também em alguns lances, defesa mole em momentos decisivos, desperdícios infantis de arremessos... E a vantagem sueca aumentando gradativamente, com eles fazendo o “feijão com arroz sueco”. Assim foi a partida, onde tivemos momentos de proximidade no placar mas que não permitiram que virássemos o placar.Resultado: 25 a 20 para a Suécia. Uma bela partida brasileira! (dentro de nossa realidade)
Ainda com a derrota, tínhamos a possibilidade de classificação caso vencêssemos a Hungria hoje, às 08:40 GTM Brasília. Infelizmente vimos se repetir com mais intensidade os nossos mesmos erros, mesmo com a equipe húngara fazendo o mesmo em doses exageradas, assim por dizer. Entramos no mesmo ritmo dos húngaros (que são inferiores em comparação com os suecos) e permitimos que eles fizessem o jogo deles. Não tínhamos um batedor de fora eficiente, o que fez muita falta nessa partida. Inclusive muitos, como eu, sentiram saudades de Bruno Souza em suas subidas triunfais lá pelos 10, 11 até mesmo 12 metros do gol adversário.

Falando em Bruno, sem querer massacrar ninguém, mas Bruno Santana foi infeliz nesta participação onde sequer conseguiu êxito nas conclusões das batidas de pé fincado, que é um dos pontos mais fortes do armador. Que sirva como crítica construtiva... Enfim, com inúmeros erros, principalmente conclusivos, terminamos a partida com um placar de 29 a 27 para a Hungria.

Após acompanhar comentários de todo o Brasil pelo site da ESPN, emissora que transmitia ao vivo a partida direto de Gotemburgo na Suécia, percebi a indignação associada à frustração que todos os brasileiros estão sentindo neste momento. Daí vem a questão desta matéria: será nervosismo ou persistência em cometer os mesmos erros??


A situação do handebol brasileiro é lamentável. Os nossos atletas estão ali fazendo o máximo que podem, nosso técnico espanhol está trazendo de fora o máximo de conhecimento e experiência possíveis, nossa torcida faz o que pode para acompanhar e torcer... 
Tudo parece ser favorável para o nosso crescimento, certo? Errado.

O Brasil está longe de ser uma potência olímpica não só no handebol mas como em outros tantos desportos que sobrevivem de amantes que se dedicam por si próprios. Somos grandes; enormes, diga-se de passagem! Temos atletas de grande potencial espalhados em cada cantinho desse Brasilzão... E não digo isso para condenar aqueles que suaram em quadra hoje e ontem. Digo isso simplesmente porque é a verdade. No Brasil, o handebol é centralizado em São Paulo, onde atletas de TODOS os cantos do país precisam se virar para aparecer ou conseguir uma oportunidade de inserção no “palco” do handebol nacional. Pesquise sobre a origem de cada jogador da nossa atual seleção e conclua por si: Gil é nordestino, Zeba é carioca, tem paulista, sulista e assim vai... As Federações Estaduais estão mais preocupadas em dar tratamentos diferenciados às elites do momento e esquecem na grande maioria das vezes que o esporte só cresce coletivamente.

A grande questão é: há anos que nossos resultados não passam de uma boa apresentação dentro da América Latina. Nossas meninas ainda obtiveram uma atuação bastante confortável dentro do Pan neste e nos demais recentes anos e disputarão as Olimpíadas em Londres, diferentemente do masculino. Nosso handbeach é o melhor do mundo e ainda não conquistou o merecido reconhecimento das mídias e das marcas investidoras. 
Pouco se faz em categorias de base (excluindo as grandes equipes em São Paulo). Se não me engano Diogo Hubner faz um trabalho com a garotada no Metodista, em São Bernardo. Mas cá entre nós, falta muito ainda...

Como já prolonguei e não quero escrever um livro aqui, só vou citar alguns detalhes pra finalizar: 

1-  A seleção feminina inteira atua fora do Brasil e vem mostrando-se superior e competitiva mundialmente falando;

2-  Se não me engano, não passam de 2 jogadores da seleção masculina que atuam fora do país;
3-  O presidente da CBHb renovou seu mandato por mais longos anos.
4- O site da CBHb está largado às traças (eu se fosse uma empresa elegível a patrocinadora, jamais pensaria em investir neste desporto) e eu escrevi e postei esta matéria bem antes da mesma escrever algo sobre nossa seleção.
5- Federações Estaduais: estão de fato contribuindo para o crescimento da modalidade ou apenas “tocando o barquinho” pra ver no que dá?
6- Ginásios oficiais nas principais cidades em seus respectivos estados brasileiros? Muita cidade histórica perdeu a oportunidade de sediar jogos e hospedar equipes e espectadores por conta de não possuir tal pré-requisito... HUM Ginásio!


Fico por aqui e deixo um grande abraço a todos os amantes do handebol de todo o Brasil e deixo uma mensagem: “Juntos sempre seremos mais fortes!”

Texto: Frederico Grotz

2 comentários:

  1. Ótimo Texto, concordo em numero gênero e grau, se nossas Federações não se unirem em busca de um único objetivo: O crescimento do nosso Handebol, jamais chegaremos a algum lugar, infelizmente como você disse o Handebol no Brasil está concentrado em SP, o que torna a situação muito difícil, pessoas de grande potencial estão sendo desperdiçadas por conta disso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Gustavo, se trabalharmos todos juntos em prol do handebol, poderemos chegar num patamar muito maior.

      Abraço.

      Excluir